No dia 26/01/2024, representantes da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), apresentaram para o governador Jorginho Mello o projeto de mobilidade que inclui um túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes e sistema de transporte coletivo elétrico de Bombinhas a Piçarras.
A previsão de investimento é de US$ 120 milhões pelo Banco Mundial e outros US$ 120 milhões de contrapartida do Estado e da iniciativa privada.
O túnel que terá profundidade de 23 metros, será construído sob o rio Itajaí-Açu e será mais uma opção para a realização desse trajeto que, atualmente, é feito apenas através de balsas entre Itajaí e Navegantes. Serão três faixas em cada sentido, com caminho exclusivo para o transporte coletivo, uma via para pedestres e uma via para ciclistas.
Outra parte do projeto é a criação do transporte coletivo com veículos 100% elétricos ligando os municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (de Bombinhas a Piçarras).
O objetivo do projeto é aumentar a mobilidade urbana da população local, visitantes e turistas, melhorando o turismo, a economia e também a qualidade de vida de quem precisa realizar suas viagens intermunicipais. Com essa medida, a valorização no setor imobiliário sem dúvidas será intensificada.